Discutir Histórico Ver Versão Atual Editar Pesquisar
Organização dos Livros e Procedimento com as Tarefas .  

No que diz respeito às tarefas, os livros produzidos e disponibilizados no projeto são classificados de três maneiras distintas:

1. Novo livro.
--- É o livro inédito no projeto.

2. Livro passível de constante atualização.
---Todo livro oficial que tenha em seu escopo uma relação e descrição de características, objetos, ou personagens independentes entre si, por exemplo, Livro de Criaturas, Livro de Magias, Livro de Magias perdidas, Livro de Objetos Mágicos, Livro de habilidades, Livro de Armas, Livro de Técnicas de Combates, entre outros.
3. Livro à revisar.
--- Livro que, apesar de ter atingido o status de oficial, por algum motivo não se enquadre nas diretrizes do projeto. Ou os participantes acharam por bem revisá-lo.

Para cada livro existe um coordenador responsável.


Para fins de compreensão repete-se a definição estabelecida na estrutura do projeto:

-- Herói de Tagmar: Membro com direito a voto.

-- Responsável pelo livro : Membro com permissão para edição dos textos de livro novo a serem oficializados e produzidos na tagmarpédia.

-- Responsável pela tarefa : Membro com permissão para edição dos textos de Livro passível de constante atualização a serem oficializados e produzidos na tagmarpédia.

* A motivação destas definições se dá por conta das permissões de fórum.


1. Observações Gerais

  1. Todos aqueles que se voluntariarem deverão concordar com as diretrizes do projeto, a estrutura do projeto, e os procedimentos aqui expostos.
  2. Cada coordenador deve ficar responsável por apenas um livro, mesmo que falte apenas uma tarefa para completá-lo.
  3. Para cada livro novo, se abrirá uma tarefa por vez.
  4. Todos os participantes do projeto podem participar do fórum de discussão das tarefas e livros na intenção de opinar e contribuir.
  5. Os responsáveis pelo livro devem estar atentos a discussão estabelecida na sua tarefa.
  6. Todos os participantes devem zelar pela cortesia, se abstendo de responder caso o tratamento respeitoso estiver perigando se extinguir, e reportar qualquer problema por MP ao coordenador.
  7. Os coordenadores devem ser exemplos e prezar pela cortesia nas discussões. Em caso de algum problema, estes devem se reportar ao coordenador geral por MP, para que tome as medidas cabíveis sem fazer alarde.
  8. Da mesma forma, caso um participante entender que consta abuso ou omissão por parte do coordenador ou responsável pela tarefa, estes devem enviar uma MP ao coordenador geral para que tome as medidas cabíveis. E em caso de não ter uma resposta em uma semana, redigir a reclamação em aberto.
  9. O participante que se exceder em comportamento e não seguir estas orientações será afastado da tarefa ou livro e receberá as penalidades previstas nas diretrizes.


2. Confecção de um novo livro no projeto Tagmar-2.


A confecção é dividida em 5 etapas: Abertura, execução e contribuição, avaliação, votação e finalização do livro.


2.1. Abertura.
Esta etapa fica ao encargo da coordenação.

  1. O coordenador geral deve abrir um tópico com um texto inicial, indicando os objetivos do livro aonde todos os membros possam discutir e acrescentar idéias.
    --- Nesta fase deve-se definir se haverá ou não, e o número em caso positivo, de:
    1. Partes do livro;
    2. Capítulos das partes;
    3. Sub-capítulos dos capítulos;
    4. Resumo dos sub-capítulos;
    -- Deve-se detalhar os objetivos de cada item destacado acima bem como seus títulos provisórios.
    -- Este tópico deve permanecer aberto durante um mês corrido ou até não haver mais desenvolvimento na discussão. Podendo ser prorrogado em mais um mês.

  2. Em seguida, abre-se uma enquete para eleger o coordenador responsável do livro -- doravante chamado simplesmente de coordenador.
    -- O coordenador tem como responsabilidade de moderar a confecção do livro.
    -- Caso se tenha apenas um candidato, este é eleito automaticamente.
  3. O coordenador deverá dividir o livro em Tarefas.
    -- Caso já exista algum texto parcialmente desenvolvido este será postado na Tagmarpédia.
    -- A coordenação deverá colocar junto a tarefa os objetivos da e os critérios que devem ser alcançados.
    -- O coordenador do livro decidirá quantos voluntários poderão participar de cada tarefa.
  4. O coordenador deverá entrar em contato com o voluntário e verificar a disponibilidade e compromisso com a tarefa. O coordenador poderá não aprovar um voluntário caso este não possua as qualificações para a tarefa.


2.2. Execução e contribuição

Esta etapa fica a encargo dos responsáveis pelo livro com o apoio do coordenador e demais participantes do projeto.
  1. Os responsáveis pelo livro desenvolverão o texto de forma coletiva, dando forma e coerência.
    -- As modificações e versões anteriores poderão ser vistas no link histórico, do verbete da Tagmarpédia.
  2. Em caso da discussão gerar dúvidas sobre qualquer ponto das regras ou ambientação, deve-se recorrer à coordenação.
    -- A edição do texto ficará trancada por uma semana.
    -- Se em uma semana não se chegar a um acordo, se levantará uma votação a respeito do ponto em discussão.
    -- O coordenador moderará estes pontos, mantendo a coordialidade e tendo respaldo de toda a coordenação para isso.
  3. Como moderador, o coordenador deve comentar qual a proporção da tarefa que acredita ter-se completado tendo em vista os objetivos e critérios, quais os entraves que está encontrando, e em quais pontos ele acredita que a discussão deveria se focar.
  4. Quando se julgar adequado, os voluntários na forma do coordenador do livro devem contatar o coordenador de ilustração e abrir um tópico para discutir o caráter das ilustrações do livro em questão e sua quantidade.
    --- É importante destacar que as indicações que sairem desta discussão devem ser flexíveis o suficiente para não tolher a criatividade do ilustrador assim como não permitir a confecção de uma ilustração independente do carater do texto, afinal se está falando de um trabalho coletivo.
    --- A partir disto o coordenador de ilustração abrirá tarefas de ilustração que seguirão o tramite aqui definido até a votação final. Após a votação as ilustrações serão repassadas aos diagramadores que farão a composição final do texto.
  5. O coordenador fica responsável por anunciar o momento em que a etapa de execução e contribuição estiver concluída.


2.3. Avaliação.

Esta etapa fica ao encargo de todos os participantes do projeto Tagmar .
É durante esta etapa de se deve:
1. Remover as inconsistências, os erros e aparar arestas.
2. Colher o material e preparar a versão beta. Disponibilizada para download e playtest.

  1. A etapa de avaliação se dá também durante a etapa de execução, onde é avaliada a forma -- ou seja, necessidade de revisão de linguagem, sintaxe, morfologia e/ou ortografia quanto à norma culta da língua portuguesa -- e fundo -- ou seja, coerência com as diretrizes, os objetivos e critérios propostos assim como revisão de incoerência, inconsistência, ambiguidade e/ou contradição com outros materiais oficiais ou mesmo erros de função e/ou finalidade.
  2. Em caso de alguma correção os participantes deve destacá-la no tópico de discussão da tarefa de maneira cortês.
  3. Após o coordenador anunciar que a etapa de execução foi concluída , o este trancará a edição do texto dará um prazo máximo de um mês para o encerramento da etapa de avaliação, o que também incluí a execução de playtests.

  4. O supervisor de conteúdo terá e mesmo prazo para avaliar o texto e conteúdo. Se dentro deste período de um mês o supervisor de conteúdo não se manifestar contrário à abertura de votação e pedir reabertura da edição do texto --sendo que esta posição deve ser justificada de acordo com as diretrizes -- o coordenador do livro poderá abrir a etapa de votação.


2.4. Votação.
Votação de Tarefa
  1. A votação se dará pelos Heróis de Tagmar.
  2. Existem apenas dois critérios avaliação na votação:
    1. Aprovado.
    -- Não se vê necessidade de mais revisão de conteúdo.

    2. Reprovado (precisa de melhorias).
    -- É vista incoerência, inconsistência com as diretrizes e/ou os objetivos e critérios propostos para a tarefa ou vê necessidade de revisão de incoerência, inconsistência, ambiguidade e/ou contradição com outros materiais oficiais ou mesmo erros de função e/ou finalidade.
  3. O sistema de votação exigirá que os Heróis que votaram na reprovação justifiquem seu voto. Caso contrário o voto não será aceito. Caso a justificativa seja sem nexo ou ininteligível, o voto será anulado. A cada voto de reprovação registrado o sistema de votação irá notificar automaticamente as pessoas que já tiverem votado, para que estas tomem ciência da justificativa.
  4. Em caso de aprovação, os responsáveis pela tarefa serão considerados com mais uma tarefa cumprida para se tornar Herói de Tagmar.
  5. Caso a tarefa seja reprovada ela será repassada ao coordenador para reabrir a tarefa para os responsáveis, implementar as revisões e submeter a tarefa para nova votação.
  6. Se a quantidade de votos de aprovação for maioria, mas não tenha alcançado a maioria absoluta (2/3 dos votos), o coordenador analisará as justificativas e com base nelas pode:
    1. Adiar o término da votação por até uma semana, para que todos possam se inteirar das justificativas facilitando a tomada de decisão por parte dos heróis.
    2. Cancelar, caso julgue que as justificativas revelaram problemas que não podem ser ignorado. A discussão deve ser reaberta imediatamente, mas a data para uma nova votação deve ser anunciada em conjunto com esta reabertura.
    3. Mesmo que votado e aprovado, o coordenador poderá reabrir a discussões caso julgue que as justificativas ou novos fatos revelem problemas que não podem ser ignorados e deve ser discutidos. Uma nova votação deverá ser feita caso o conteúdo seja alterado.



2.5. Finalização do livro.

É nesta etapa que com o feedback em mãos se focará em produzir o material definitivo.
  • Antes do encerramento do livro, o livro terá o seu português revisado (ortografia, gramática e estilo de linguagem) pela equipe de revisão.

Após ter passado pela equipe de revisão diagramação e ilustração, este será apresentado em uma versão prévia na tagmarpédia, e se pedirá os participantes fazerem testes e considerações finais durante um prazo especificado pelo coordenador do livro.

-- No caso dos revisores alterarem, nomes, disposição de parágrafos, ordem dos itens, ou algum conceito, qualquer participante do projeto poderá pedir que se abra uma votação para referendar as alterações. Se não houver nenhuma manifestação, o texto apresentado será aprovado.

-- Uma vez findado o livro, o coordenador do livro deixa de ser coordenador, podendo se candidatar para outra coordenação ou tarefa.


--

3. Livros passíveis de constante atualização no projeto Tagmar-2.

São considerados "Livros passíveis de constante atualização":
  • Livro de Criaturas
  • Livro de Magias
  • Livro das Magias Perdidas
  • Livro dos Objetos Mágicos
  • Todo livro oficializado que tenha em seu escopo uma relação e descrição de características, objetos, ou personagens independentes entre si, por exemplo, Livro de habilidades, Livro de Armas, Livro de Técnicas de Combates, entre outros.



3.1. Organização para realização das tarefas nos "Livros passíveis de constante atualização":
  1. Estes livros terão fóruns abertos permanentemente.
    --- Dado o caráter permanente da coordenação deste livro o coordenador deverá ser eleito periodicamente, de acordo com o tempo de mandato estipulado na estrutura do projeto.
  2. Poderão existir tarefas do tipo:
    --- Revisão.
    Correção para adequar com as orientações das diretrizes ou a forma do texto.
    --- Confecção.
    Acrescentar um novo verbete ao livro.
  3. O fórum sempre estará aberto para voluntários a fim de se responsabilizarem por um tipo de tarefa.
    -- Estas tarefas serão abertas pelo coordenador do livro.
  4. As tarefas serão divididas em quatro etapas:
    1. Contato.
    2. Confecção/Revisão.
    3. Avaliação.
    4. Votação e Finalização.


3.2. Contato
  • O voluntário entra em contato por meio do fórum com o coordenador da tarefa.
  • O coordenador deve entrar em contato com o voluntário de maneira cortês. No contato deve-se constar os critérios para a tarefa, um link para as diretrizes do projeto Tagmar bem como uma pergunta quanto a concordância com a tarefa.
  • Da mesma forma o coordenador e o voluntário irão entrar em acordo sob qual frequência o voluntário, se responsável pela tarefa, moderará e editará o texto na tagmarpédia.
    -- Após iniciada a tarefa, este período só poderá ser modificado com a concordância de ambos, o coordenador e o responsável pela tarefa.
  • Se o voluntário e o coordenador entrarem em acordo, o voluntário é agora o responsável pela tarefa.
  • A coordenação deverá abrir a tarefa e postar um verbete na tagmarpédia com o texto inicial ou mesmo com a página em branco, permitindo a edição pelo responsável pela tarefa.
    [/list]
    3.3. Confecção/Revisão.

    Esta etapa fica a encargo do responsável pela tarefa com o apoio do coordenador.
    1. O responsável (ou responsáveis) pela tarefa é (são) quem constrói os detalhes do texto ao qual ficou incumbido, dando forma e coerência.
    2. Se o verbete estiver inicialmente em branco, o voluntário irá entrar em acordo com a coordenação sobre o prazo dentro do qual deverá postar um texto inicial, ou um rascunho, ou ideias primeiras para que os participantes da discussão possam opinar e contribuir para o andamento do projeto.
      --- destaca-se que este texto não precisa ser rigoroso e nem profundo, é apenas um "pontapé" para o início da discussão.

    3. Em caso de dúvida sobre qualquer ponto sobre regras e ambientação, o responsável pela tarefa pode recorrer ao coordenador.
      -- O coordenador não precisa responder de imediato mas ficará obrigado a pesquisar sobre o ponto duvidoso e responder o responsável pela tarefa em um prazo acordado com este.

    4. Ao mesmo tempo abaixo dos objetivos e critérios, deve-se ter uma área para o responsável comentar qual a proporção da tarefa que acredita ter completado tendo em vista os objetivos e critérios, quais os entraves que está encontrando, e em quais pontos ele gostaria que os participantes da discussão o ajudassem.
    5. A cada edição, o responsável responderá com uma mensagem no tópico de sua discussão escrito unicamente "Texto Editado"
      -- As modificações poderão ser vistas ao clicar no link histórico da Tagmarpédia.
    6. O responsável deve estar atento a discussão estabelecida na sua tarefa. Ele pode manter sua opção criativa acima das expostas no post desde que não esbarre nas diretrizes e em nenhum critério ou objetivo acordado.
    7. Caso o responsável precise se ausentar do fórum e deseja permanecer na execução da tarefa, este deve comunicar ao coordenador e este por sua vez manterá ou não o responsável ao avaliar com o conjunto dos coordenadores se a ausência não afetará o calendário proposto.
    8. Em caso de inatividade na tarefa por parte do responsável pela tarefa depois do período acordado, o coordenador irá enviar um e-mail perguntando se o responsável pela tarefa ainda é voluntário;
    9. Se a resposta justificando a inatividade não vier dentro de uma semana, a tarefa ficará disponível para outro voluntário ou o próprio coordenador caso este não esteja ocupando nenhuma outra tarefa.
    10. A parte de ilustração se dá como no item 2.2 deste texto.
    11. O responsável pela tarefa é que deve anunciar o momento em a etapa de execução e contribuição estiver concluída.


    3.4. Avaliação.

    Tal como no item 2.3 deste texto.

    3.5. Votação
    Votação de Tarefa.
    Tal como no item 2.4 deste texto.

    3.6. Finalização

    • Em caso de aprovação, o responsável pela tarefa seráterá mais uma tarefa finalizada para ser considerado Herói de Tagmar.

      -- O texto será repassado para um revisor. Após revisado será passado para um diagramador.
      -- Após a finalização da diagramação o verbeteserá oficializado.


    4. Revisão do livro declarado como à revisar no projeto Tagmar-2..

    -- Apenas um livro oficial por vez pode ser posto para revisar.
    -- O responsável pela tarefa consiste em um coordenador eleito para tal ou o coordenador geral na falta de candidatos.
    -- A tarefa deve estar visível para todos na Tagmarpédia.
    -- As mudanças só poderão ser implementadas no livro oficial, após a avaliação, votação, aprovação e revisão. Tal como os procedimentos estabelecidos para o livro do tipo "livro novo".