Discutir Histórico Ver Ultima Mudança Editar Pesquisar
Élfico  

1 - Introdução


O Élfico é provavelmente a mais antiga língua de Tagmar, tão antiga quanto os próprios elfos, é a língua usada por todos eles, sendo a língua oficial nos cultos de Palier e também é usada como língua acadêmica, sendo que a maioria dos textos de origem misticos estão escritos nesta língua. O Élfico é uma língua complexa, mas diferente das línguas humanas é extremamente regular sendo que no Alto Élfico, o mais puro de seus dialetos não há “exceções”, estudiosos dizem que talvez isso deva ao fato de serem filhos do deus do conhecimento, sendo que o Élfico é praticamente o mesmo falado a séculos. O Élfico aqui descrito é o Alto Élfico que é o falado em Lar, por ser o mais puro é usado como referência para os demais dialetos, as palavras em Élfico Vulgar serão apresentadas com “*”.

2 - Fonética


2.1 - Consoantes


O Élfico padrão possui 14 sons consonantais, e todos são presentes na Língua Portuguesa, porém algumas consoantes existentes no Português não existem em Élfico. Vale ressaltar que a escrita élfica é fonológica, ou seja, cada letra representa apenas um som, disse-se que “Escreve-se como se fala”.
Consoantes existentes: /n/, /m/, /p/, /b/, /t/, /d/, /k, /g/, /f/, /v/, /s/, /h/, /r/, /l/.
Há algumas ressalvas:
  • /n/ - sempre é dental, igual ao sotaque Nordestino, nunca tem som de /nh/;
  • /t/ - semelhante ao /n/ sempre dental, nunca /tch/;
  • /d/ - idem ao anterior, nunca som de /dj/;
  • /k/ - sempre tem o som “duro”: casa, quebrar, quimera etc;
  • /g/ - idem ao anterior: garrafa, guerra, guilhotina etc;
  • /s/ - sempre “suave”, nunca som de /z/: sapo, separar, assinar etc;
  • /h/ - sempre tem o som de /r/ inicial: rato, arredar, rico etc;
  • /r/ - sempre é “vibrante”: aparato, aresta, sio etc;
  • /l/ - sempre “dental”, nunca som de /lh/.

2.2 - Vogais


O Élfico possui apenas 6 vogais, em contraste com o Português que varia entre 12 e 16 vogais. Os sons vocálicos sempre são fechados e não há sons nasais. A única vogal não existente no Português é o /y/, que é igual ao /u/ Francês.
Vogais existentes: /a/, /e/, /i/, /o/, /u/, /y/.

2.3 - Acentuação


Os acentos nas palavras em élfico sempre são na primeira sílaba, não importa o tamanho da palavra, não há exceções.

3 - Escrita


A escrita élfica é baseada num conjunto de 22 letras, sendo o nome deste sistema chamado PALON (que significa “Conhecimento” na própria língua), e correspondem as cinco primeiras letras do alfabeto, cada pala (letra) representa um único som: consoante, vogal ou semivogal. Outras letras existem para representar sons não existentes em Élfico, principalmente no dialeto Vulgar porém seu uso não é recomendado. O dileto Sombrio é uma particularidade, devido a corrupção da mente sombrias as letras são diferentes do padrão.
A tabela ao lado mostra todas as letras do Alto Élfico, sua atribuição simbólica e seu significado em Português – a letra que ela representa no Alfabeto Latino é a primeira letra da coluna “Preta”.
Aqui podemos ver duas palavras escritas no Alfabeto Palon, em seguida sua transliteração no Alfabeto Latino e sua tradução.

4 - Sintaxe


O Élfico é uma língua aglutinante, ou seja, afixo tem um significado específico. Isso vai ser notado quanto for apresentada com mais detalhes a Morfologia.
A ordem sintática comum de uma frase é SOV (Sujeito-Objeto-Verbo), a ordem do de outras línguas como o Português, Inglês e Espanhol por exemplo é SVO (Sujeito-Verbo-Objeto), é como se dissermos “O elfo o orco matou”. Mais especificamente a ordem é Artigo-Adjetivo-Substantivo-Objeto Direto-Objeto Indireto-Verbo-Conjunção. Isso não precisa ser memorizado pois é automaticamente aprendido ao se estudar a língua.

5 - Morfologia


O Élfico é uma língua complexa porém devido sua alta regularidade torna-se mais fácil aprendê-la do que outras línguas humanas por exemplo. Umas das principais peculiaridades são a ausência de preposições (e, para, em etc) que são substituídas por Casos, 15 ao todo. Grosso modo é como se um substantivo, por exemplo “haeluh” que significa “árvore”, fosse escrito de 15 formas diferentes, por exemplo: “haeluril” (“da árvore”), “haelurin” (“para dentro da árvore”).

5.1 - Gêneros ou Aspectos Maira


O Élfico apresenta quatro gêneros: Animal, Vegetal, Mineral e Abstrato. Os três primeiros são conhecidos como “Sinaj Majras” em tradução livre “Aparências de Maira” ou simplesmente Aspectos Maira, o quarto gênero é conhecido com “Palon Palieril” traduzido como conhecimento de Palieh pode ser usado para modificar o sentido dos outros gêneros. Embora todo substantivo élfico tenha um gênero, a sua classificação por vezes é deveras subjetiva.

Gênero/AspectoUsoSufixoExemplo
AnimalRaças Civilizadas, magia, animais etc.-a, -o, -uAlfa, Uma, Hauna, Sara, Mihko
VegetalRaças Florestais, sentimentos, plantas, elementos etc.-hHaeluh, Fanih, Ispalah, Haenah, Drih
MineralRaças selvagens, seres artificiais, objetos, minérios etc.-n, -hnUrun, Galahn, Ktarun, Okahn, Ohkin,
AbstratoSeres imateriais, coisas abstratas, direção, perfeição etc.-on, -sEllon, Soloneon, Avos, Saifon


Obs.: não confundir as palavras do gênero abstrato terminados com o prefixo -on com palavras do gênero mineral, o sufixo -on é usado especificamente para substantivos abstratos, mas também pode ser usado para modificar o sentido de outros substantivos, para denotar perfeição ou o ideal.

5.2 - Artigo


Em Élfico há quatro artigos definidos, não há artigos indefinidos, cada artigo concorda em gênero ao substantivo a que se referem, os artigos não possuem plural.

Ex.: Irai gohn (O Orco), Iru enidah* (O Enida), Iron saru (O Anão), Iron mokalfa (O elfo justo) La saifon (O deus).

AnimalVegetalMineralAbstrato
IronIruIraiLa

5.3 - Substantivos e Plural


Como dito anteriormente o Élfico possui quatro gêneros, todo substantivo em Élfico deve possuir um aspecto, até mesmo palavras estrangeiras.
O sistema de plural é semelhante ao de algumas línguas germânicas, onde a vogal é trocada por outra, no élfico a ultima vogal é alterada: a, o, u se torna e, i, y. Nota-se que isso é apenas para palavras do aspecto animal e abstrato, os demais aspectos coloca-se o prefixo -ia.

Ex.: Irai gohnia (Os orcos), Iru enidaria* (Os enidas), Iron sary (Os anões), Iron alfe (Os elfos), La Saifin (Os Deuses).

5.4 - Adjetivos


Os adjetivos élficos são considerados radicais sempre terminando em consoante, concordando com o substantivo em aspecto (animal, vegetal, mineral) e número (singular e plural) e caso. Eles recebem os sufixos: -u, -ah, -an para animal, vegetal e mineral respectivamente e caso esteja no plural o sufixo de plural. Os adjetivos são sempre colocados antes dos substantivos.

Ex1.: Irai Daginan Gohn (O Forte Orco), Iru Daginah Enidah (O Forte Enida), Iron Daginu alfa (O Forte elfo).
Ex2.: Irai Daginania Gohnia (Os Fortes Orcos), Iru Daginaria Enidaria (Os Fortes Enidas), Iron Daginy alfe (Os Fortes Anões).

É comum também que os adjetivos se unam aos substantivos formando novos substantivos.

Ex.: Daginalfa (Elfo Forte), Paluma (humano sábio), mokalfa (elfo justo, juiz), Elluma (Mago humano).

5.5 - Coletivo


O coletivo em élfico é mais abrangente que o da língua portuguesa e é diversas vezes usado, especialmente quando se quer dizer que algo é parte de outro. Ele é atribuído com o sufixo -i/-j.

Ex.: Alfaj (raça élfica), umaj (raça humana), mokalfaj (justiça elfa, tribunal), Ellumaj (Colégio de magia humano).

5.6 - Verbos


Os verbos em Élfico se adaptaram a sua longevidade havendo 8 tempos verbais, um tempo presente, três tempos passados, e quatro futuros. Há três formas nominais verbais: Infinitivo, Particípio e Gerúndio.

5.6.1 - Formas Nominais


As formas nominais dos verbos em Élfico são as mesmas do Português:
  • Infinitivo, sempre termina em “-in”;
  • Gerúndio, termina em “-ih”;
  • Particípio, termina em “-h” caso o radical termine em vogal ou em “-uh” caso termine em consoante.

Forma NominalDesinênciaSer/Estar (Telu-)Fazer (Kuen-)
Infinitivo-inTeluinKuenin
Partícipio-ihTeluihkuenih
Gerúndio-h, -uhTeluhKuenuh

5.6.2 - Tempos Verbais


O tempo Presente é o mesmo da nossa língua, exprime a ideia de ações que ocorrem momento em que se fala.

O pretérito aqui chamado de Passado ocorre de três maneiras:
  • Passado Frequente, equivale ao Pretérito Imperfeito expressa ações passadas que não foram totalmente concluídas ou que ocorriam com frequência;
  • Passado Recente, equivale ao Pretérito Perfeito, exprime fatos que já estão totalmente concluídos no momento da fala mais ocorreram recentemente;
  • Passado Remoto, exprime ações que ocorreram há muito tempo geralmente décadas ou séculos.

O Futuro é dividido em quatro tipos:
  • Futuro Imediato, exprime ações que ocorreram imediatamente. Geralmente no mesmo dia ou semana;
  • Futuro Próximo, expressa ações que ocorreram logo, geralmente em semanas ou meses;
  • Futuro Remoto, expressa ações que ocorreram em anos, décadas ou séculos;
  • Futuro Alternativo, exprime ações podem acontecer mais precisam que uma condição seja preenchida, equivale ao Futuro do Pretérito.

5.6.3 - Conjugação


Todos os verbos têm conjugação regular não variando em pessoa, número ou gênero. A tabela seguinte mostra todas as conjugações:

TempoDesinênciaSer/Estar (Telu-)Fazer (Kuen-)
Presente-aTeluaKuena
Passado Remoto-iTeluiKueni
Passado Recente-n, -an TelunKuenan
Passado Frequente-en TeluenKuenen
Fututo Imediato-iaTeluiaKuenia
Futuro Próximo-riu, -uriuTeluriuKuenuriu
Futuro Remoto-aloTelualoKuenalo
Futuro Alternativo-onTeluonKuenon

Exemplos:

    Iron alfa vehnasta telua (O elfo é belo);
    Iron alfa faniasta kuenen (O elfo fazia pães);
    Iron umuh haelusta sekan (O homem cortou[recentemente] a árvore);
    Irai gohn hes neriasta dohni (O orco matou[há muito tempo] meu irmão);
    He dohnasta hes nerias vretia (Eu vingarei[imediatamente] a morte do meu irmão);
    Arian sevu sekaih heganaj kuenuriu (Arian fará[Próximo] aniversário dentro de dois meses);
    Yoan aufuria drohnalo (todos os elfos morreram[remotamente]);
    He ellonaj omon teh ellaraj he kah-telun (Eu saberia magia se eu fosse mago);

5.7 - Pronomes


Os pronomes em élfico são bastantes semelhantes aos do Português, porém apresentam apresentam algumas peculiaridades.

5.7.1 - Pronomes Pessoais


PessoaSingularPlural
HeElo|Meh
DerEki
Va/Ohe/OpiMej
  • He - Eu;
  • Der - Tu/Você;
  • Va - Ele/Ela para o aspecto animal;
  • Ohe - Ele/Ela para o apecto vegetal;
  • Opi - Ele/Ela para o aspecto mineral;
  • Elo - Nós inclusivo, inclui o falante e o(s) ouvinte(s);
  • Meh - Nós exclusivo, inclui apenas o falante, equivale a expreção “a gente”;
  • Eki - Vós/Vocês;
  • Mej - Eles/Elas.

5.7.2 - Pronomes Possessivos


PessoaSingularPlural
HesElos|Meri
DeriEkis
Vas/Ohes/OpisMeis
  • Hes - Meu(s)/Minha(s);
  • Deri - Teu(s)/Tua(s)/Seu(s)/Sua(s);
  • Vas - Dele(s)/Dela(s) para o aspecto animal;
  • Ohes - Dele(s)/Dela(s) para o apecto vegetal;
  • Opis - Dele(s)/Dela(s) para o aspecto mineral;
  • Elos - Nosso(s)/Nossa(s) inclusivo;
  • Meri - Nosso(s)/Nossa(s) exclusivo;
  • Ekis - Vosso(s)/Vossa(s)/Seu(s)/Sua(s);
  • Meis - Dele(s)/Dela(s).

5.7.3 - Pronomes Demostrativos


DemonstrativoEstadoSingularPlural
ProximalVisívelMeloMeli
Não-visívelknokni
Medial-OnuIni
DistalVisívelHejHai
Não-visívelKuoKuj

Melo/Meli - Este/Estes;
Kno/Kni - Este/Estes não-visíveis, muito usado na fala indica objetos não visíveis ao ouvinte;
Onu/Ini - Esse/Esses;
Hej/Haj - Aquele/Aqueles;
Kuo/Kuj - Aquele/Aqueles não-visíveis;

5.7.4 - Pronome Relativo Universal


A língua élfica diferente do Português tem apenas um Pronome Relativo: isvu. Para atribuir outros sentidos ao pronome usa-se declinações.
Exemplo:
  • Melo lealfasta telua isvu he eloa (Esta é a mulher[Elfa] que eu amo);

5.8 - Casos e Declinações



5.9 - Pronomes e Advérbios Interrogativos


ÉlficoPortuguês
drejqual
driaquem
drejo que
pel onde
pelahde onde
pelohpara onde
keroquando
niucomo
nefanpor que
raude que
keronquanto
driasde quem

5.10 - Comparações


6 - Numerais


7 - Espécime


Juramento da Ordem da Luz


Kalan Nohgn-Lanisil

He [hlia sola] naunuh saifon hes noslah kala
so deri peluh vohgaj suenaj hes andala
so dohparon vauanah iron Palieh
ja Nohgn-Lanisil so hahlaj ekis.

He kala isvu he palonaj so omonaj
endalo hahtisuriu peh mej kuenia
isvu he iron bataj hes omonaki ledaia.
[incompleto...]

8 - Vocabulário


Verbetes que fazem referência

Línguas de Tagmar

Verbetes relacionados

Élfico | Élfico | Élfico | Élfico