Bem-vindo Convidado Pesquisar | Atividades no Fórum | Entrar | Registrar

3 Páginas 123>
10.8 Revisão e expansão das caracterizações básicas Opções
#1 Samyaza Enviado : 30/06/16 09:04
Esta discussão foi criada para discutir o seguinte verbete da TagmarPedia:

Revisão e expansão das caracterizações básicas

Acessem o verbete pelo link acima. Critiquem, dêem sugestões.

OBS: Façam apenas sugestões e críticas que conduzam a uma melhoria do texto.
#2 Sistema Automático Enviado : 02/08/16 15:48
A Terefa foi solicitada pelo usuário azurius
#3 RenatoCardos Enviado : 05/08/16 08:18
Samyaza não entendi esta tarefa. Caracterizacao ja não está toda criada e definida no livro de regras opcionais?Eh?

Pra que esta tarefa? Think
#4 Azurius Enviado : 05/08/16 08:33
Renato, o material vai ser ajustado e migrar de livro.

Abraço
Seja a mudança que você quer ver no mundo.

- Mahatma Gandhi
#5 Marcelo_Rodrigues Enviado : 05/08/16 19:05
Samyaza,

Você acha mesmo bom tornar um item permanente de todo personagem?

Por você inclui isto?
#6 Azurius Enviado : 05/08/16 20:14
Foi demanda da reunião. Não estou entendendo vocês senhores.

- Mahatma Gandhi
#7 Samyaza Enviado : 07/08/16 14:33
Chefia, tanto durante o levantamento de demanda quanto durante a reunião que foi feita, surgiu como preferência dos jogadores que as caracterizações básicas fossem incluídas no manual de regras, particularmente eu não gosto delas nem no livro de regras opcionais, mas não encontrei nas diretrizes nada que impedisse a criação da tarefa. Como praticamente todo o material do livro de regras opcionais está sendo mesclado ao manual de regras não vi impeditivo quanto a isso, se houver algum impeditivo eu retiro a tarefa.
#8 Marcelo_Rodrigues Enviado : 07/08/16 21:57
Samyaza,

você é o coordenador e você é que decide se a tarefa fica ou não. É uma decisão sua e nem eu ou os demais devem contestar.

Citação:
Direitos e Deveres.
Criar, trancar e destituir tarefas e discussões do ramo que coordena.

Eu também não gostaria, mas como disse a decisão é sua. Não se acanhe em cancelar a tarefa.
#9 Azurius Enviado : 07/08/16 22:34
Já que não existem motivos reias. Vou continuar atualizando a tarefa.

A propósito, tem mais um pedaço dela aí.
Abraços

- Mahatma Gandhi
#10 Rywv Enviado : 07/08/16 22:38
Marcelo_Rodrigues escreveu:
Samyaza,

você é o coordenador e você é que decide se a tarefa fica ou não. É uma decisão sua e nem eu ou os demais devem contestar.

Citação:
Direitos e Deveres.
Criar, trancar e destituir tarefas e discussões do ramo que coordena.

Eu também não gostaria, mas como disse a decisão é sua. Não se acanhe em cancelar a tarefa.

Tendi, resumindo vc não quer isso no livro e quer que ele remova, e @$%# quem quer isso no livro.
A morte é uma amante paciente e indispensável, pois ñ importa o que aconteça ela terá sua vez e não tem pressa quanto a isso, mas quando o momento chega ela lhe acolhe em seus braços de tal forma que vc nunca será capaz de deixá-la.
Gar,"O Louco"
#11 Azurius Enviado : 07/08/16 22:42
Sabe o que é mais engraçado Rywv?

O Marcelo não apareceu na reunião, não comentou nas sugestões de tarefas novas, não viu que a tarefa foi criada e só agora quando eu já to fazendo ele vem falar de cancelar.

Não gostar é um direito que assiste os senhores, agora retirar na marra o que já foi escolhido pelos outros chega a ser vergonhoso.
Faz o seguinte, acompanha a tarefa e dê sugestões.

T+

- Mahatma Gandhi
#12 Marcelo_Rodrigues Enviado : 07/08/16 22:54
Srs,

não tenho obrigação de acompanhar todas as tarefa. E isto não quer dizer que não posso opinar sobre uma tarefa que não tinha acompanhado até o momento.

Eu manifestei minha opinião sobre a tarefa, e como todos, sou livre para fazer isto!

Mas como disse quem pode cancelar a tarefa não sou eu, é o Samyaza. Apenas esclareci que o coordenador pode ou não fazer.

E por isto que o cargo de coordenador é tão importante. É ele que dá forma ao livro.

#13 Azurius Enviado : 07/08/16 23:03
Você deveria parar de implicância gratuita com a minha pessoa e começar a trabalhar mais em conjunto. Sinta-se a vontade pra vir ajudar a produzir o material.

Quer saber o sentido da vida? Pra frente!

- Mahatma Gandhi
#14 Rywv Enviado : 07/08/16 23:57
Srs,

não tenho obrigação de acompanhar todas as tarefa. E isto não quer dizer que não posso opinar sobre uma tarefa que não tinha acompanhado até o momento.

Eu manifestei minha opinião sobre a tarefa, e como todos, sou livre para fazer isto!

Mas como disse quem pode cancelar a tarefa não sou eu, é o Samyaza. Apenas esclareci que o coordenador pode ou não fazer.

E por isto que o cargo de coordenador é tão importante. É ele que dá forma ao livro.

Como coordenador geral vc veio praticamente exigir que a tarefa fosse removida, da mesma forma exigiu uma tabela sem rapieira. Agora eu entendo pq o Hazafer tem aquela assinatura.
A morte é uma amante paciente e indispensável, pois ñ importa o que aconteça ela terá sua vez e não tem pressa quanto a isso, mas quando o momento chega ela lhe acolhe em seus braços de tal forma que vc nunca será capaz de deixá-la.
Gar,"O Louco"
#15 Marcelo_Rodrigues Enviado : 08/08/16 00:07
Rywv,

vc está completamente enganado. Não exigi nada. Tanto que eu apenas pedi um esclarecimento ao Samyaza de porque ista foi incluído e esclareci que é ele que decide.

Vou citar a mim mesmo e pergunto onde exigi cancelar a tarefa?

Citação:
Samyaza,

Por você inclui isto?

#16 Kadaj Enviado : 08/08/16 00:16
Senhores

Venho por meio deste me posicionar quanto à tarefa. Acho um conceito interessante, que comprovadamente torna o jogo mais interessante e cada personagem único. É semelhante aos traços de personalidade do d&d 5.0, e também lembra o sistema de qualidades e defeitos de vampiro: a máscara. Além de vários outros sistemas que utilizam de alguma forma uma mecânica de caracterização parecida.

O que esses sistemas tem em comum? Comprovadamente dão linhas a serem seguidas durante o roleplay. É como um lembrete da essência do personagem, conferindo para tanto nesse caso uma pequena vantagem ou desvantagem ao personagem.

Acho uma tarefa bem válida, e como foi dito nas regras de caracterização escritas, o personagem pode simplesmente acumular os pontos e não usar, caso seja do agrado do jogador. Portanto, creio que já que não contraria as diretrizes, bem como regras do fórum ou do projeto, a tarefa tem um grande valor e acrescenta uma quantidade de conteúdo enriquecedor inestimável.
#17 Rywv Enviado : 08/08/16 00:33
Rywv,

vc está completamente enganado. Não exigi nada. Tanto que eu apenas pedi um esclarecimento ao Samyaza de porque ista foi incluído e esclareci que é ele que decide.

Vou citar a mim mesmo e pergunto onde exigi cancelar a tarefa?

Citação:
Samyaza,

Por você inclui isto?

Só o jeito como vc escreveu as mensagens , e eu disse "praticamente exigiu".
Gar,"O Louco"
#18 Samyaza Enviado : 08/08/16 10:37
Prezados, tranquei o tópico pois os comentários estão caminhando numa direção diferente daquela destinada a tarefa. Até as 24h0min volto ao tópico com as orientações para execução das tarefas e esclarecimentos sobre o que já foi comentado até agora, em seguida, destrancarei o tópico.
#19 Samyaza Enviado : 08/08/16 14:50
Respondendo ao pessoal sobre esta tarefa:

RenatoCardoso:
Citação:
Samyaza não entendi esta tarefa. Caracterizacao ja não está toda criada e definida no livro de regras opcionais?Eh?
Pra que esta tarefa?

M.Rodrigues:
Citação:
Samyaza,
Por você inclui isto?

As tarefas de revisão do manual de regras tem como base um levantamento de demanda feito anteriormente. Nesse levantamento uma das demandas dos membros foi a inclusão do conteúdo do livro de regras opcionais no manual de regras, inclusive as caracterizações. Durante a organização das tarefas foi realizada uma reunião por audioconferência aberta a todos os membros, nela, um dos assuntos tratados foi a inclusão das caracterizações como regras oficiais. Por não haver impeditivo nas diretrizes e por haver interesse dos membros nesta tarefa, decidi abri-la, mesmo não concordando com a mesma, seria indecoroso negar esta tarefa defendendo uma opinião minha contra a de muitos outros membros, de forma que achei por bem criá-la.

Rywv, Azurius, cada membro no projeto tem uma visão sobre o que o Tagmar é, e o que ele pode se tornar. O Marcelo Rodrigues foi autor do Tagmar original e em boa parte é graças a ele que hoje o projeto existe. Os custos para manter o site no ar, o webdesign, a licença aberta, o layout dos livros, criaturas on-line, por mais que algumas coisas não funcionem ou não estejam do nosso agrado, o que existe hoje de Tagmar deve-se a ele.

Tudo isso demonstra o carinho que ele tem pelo Tagmar e pelo projeto e obviamente, junto com carinho há um pouco de ciúme e zelo, se em alguma coisa o M.Rodrigues vai contra, não é à pessoa, mas ao cuidado que ele tem de não ver o Tagmar descaracterizado, caracterizações podem ser bem vindas para muitos membros, mas não existiam no Tagmar original, talvez ele encare isso como descaracterização e é direito dele, como de qualquer membro, de se manifestar a respeito.

Peço a vcs que sejam mais pacientes, gentis e cordiais, as tarefas de revisão do manual de regras estão caminhando, as coisas estão mudando, existem muitas concessões por parte da coordenação geral, a própria revisão é a maior delas, e isso foi feito sob um risco muito grande, o de descaracterização, é normal que as mudanças mais bruscas gerem comentários contrários, mas nosso objetivo não é acusar ninguém, nosso objetivo é escrever material de qualidade que possa ser aprovado e que com isso o Tagmar cresça.

Azurius, orientações para a tarefa:

- as caracterizações devem ter custos positivos ou negativos;
- as caracterizações devem estar atreladas à ambientação e refleti-la;
- deve-se evitar o efeito "gurps" que gera uma lista imensa de desvantagens mas que apenas algumas acabam sendo escolhidas;
- nenhuma vantagem deve ser equivalente ou melhor que uma magia de nível 1;
- nenhuma vantagem deve aumentar/reduzir o dano das armas ou a absorção/defesa dos equipamentos de proteção;
- os prejuízos das desvantagens devem ser suficientes para o personagem preferir não tê-la;
- as caracterizações não devem alterar a quantidade de EH, EF, karma, magias, técnicas de combate, pontos de habilidade ou no grupo de armas;
- as caracterizações não devem permitir que profissões não evocadoras (guerreiros e ladinos) usem magia;
- as caracterizações não devem permitir que profissões evocadoras usem magias que não sejam da lista básica da profissão, ou da lista da especialização quando o personagem for especializado;

#20 Azurius Enviado : 08/08/16 15:14
Da pra fazer quase tudo que você citou. Já existem caracterizações aprovadas que estão fora dos padrões por você citado. Eu prometo não criar caracterizações que desbalanceiem, mas exatamente da forma com que você disse fica inviável.

Eu tenho noção do que estou fazendo e não vou criar um material mais forte do que já existe se essa é a preocupação.
Agora posso ter autonomia pra criar?

T+

- Mahatma Gandhi
#21 Samyaza Enviado : 08/08/16 15:18
Cada caso terá que ser analisado Azurius, preferi regras gerais para depois não parecer perseguição com esta ou aquela caracterização. Se vc preferir criar com maior liberdade, antes de colocar em votação eu faço uma leitura e aponto problemas, só vamos cuidar para que a resolução de algum problema que possa acontecer não se torne desgastante.
#22 Fábio_CM Enviado : 08/08/16 15:27
Só para registrar minha opinião: eu sou contra a inclusão das caracterizações como obrigatória, ou seja, sou contra que ela migre para o manual de regras.
Ajude no desenvolvimento do Livro de Criaturas. Assuma uma tarefa e participe!
#23 Azurius Enviado : 08/08/16 15:31
...

- Mahatma Gandhi
#24 Marcelo_Rodrigues Enviado : 08/08/16 17:07
Samyaza,

obrigado por me compreender e pela explicação tanto na questão do meu posicionamento como o do porque vc decidiu incluir. Feliz

Galera,

Eu prefiro não incluir (leiam mais abaixo meus motivos), mas se a o pessoal acha bom, sigamos, mas faço mais duas perguntas:

1) Não basta pegar o conteúdo todo da caracterização que está no Livro de Regras Opcionais e move-lo para o Manual de regras?Think

2) Ele precisa ser mudado?Think Think Think

OBS: eu gosto das caracterizações! Mas acho que complica um bocado a criação do personagem e foi por isto que na época decidimos coloca-lo no Livro de Regras Opcionais.

#25 Azurius Enviado : 08/08/16 17:13
Samyaza,

obrigado por me compreender e pela explicação tanto na questão do meu posicionamento como o do porque vc decidiu incluir. Feliz

Galera,

Eu prefiro não incluir (leiam mais abaixo meus motivos), mas se a o pessoal acha bom, sigamos, mas faço mais duas perguntas:

1) Não basta pegar o conteúdo todo da caracterização que está no Livro de Regras Opcionais e move-lo para o Manual de regras?Think

2) Ele precisa ser mudado?Think Think Think

OBS: eu gosto das caracterizações! Mas acho que complica um bocado a criação do personagem e foi por isto que na época decidimos coloca-lo no Livro de Regras Opcionais.

A regra que está ai hoje não obriga ninguém a usar. não sei onde foi que você leu isso marcelo.

- Mahatma Gandhi
#26 jonconcar Enviado : 08/08/16 23:41
Opinião: Também não vejo necessidade das Caracterizações serem obrigatórias como Regra Oficial do Manual de Regras, mas caso ela seja pensada em ser inclusa, isso tem que ser muito bem feito, porque Caracterizações, Vantagens e Desvantagens tem que abranger o jogo, e como o Samyaza citou, principalmente essas partes:

Samyaza escreveu:
- deve-se evitar o efeito "gurps" que gera uma lista imensa de desvantagens mas que apenas algumas acabam sendo escolhidas;
- nenhuma vantagem deve ser equivalente ou melhor que uma magia de nível 1;
- nenhuma vantagem deve aumentar/reduzir o dano das armas ou a absorção/defesa dos equipamentos de proteção;
- os prejuízos das desvantagens devem ser suficientes para o personagem preferir não tê-la;

E se ficar Vantagens e Desvantagens muito pobres ou sem significado, não vale a pena incluir...
#27 Azurius Enviado : 09/08/16 06:09
Exatamente Jon. As vezes o povo cria muita resistência aqui com coisas bobas.

Vou terminar de fazer isso, vou adicionar no texto que é uma caracterização complementar e se a maioria da mesa decidir que não é necessária ela não precisa ser usada.
Acho que assim eu resolvo o problema que os amigos tanto receam.

- Mahatma Gandhi
#28 Marcelo_Rodrigues Enviado : 09/08/16 07:44
Beleza,

Façamos o.seguinte. Vamos aguardar a conclusão e ai avaliamos.

Fico no aguardo.

Obs: Como disse gosto da regra atual que ta no livro de regras opcionais. Vale a todos lerem ela antes de qualquer critica, ok?
#29 Samyaza Enviado : 09/08/16 15:50
Pessoalmente eu não gosto de caracterizações (mesmo em outros sistemas como gurps e daemon) pois ela recaem, geralmente, em dois tipos:

1 - são poderosas e geram desequilíbrio no sistema
2 - são fracas e irrelevantes o suficiente para não serem compradas

Obviamente que, um sistema feito por um jogador ou por um narrador parcial, teríamos algo como:

1 - Vantagens poderosas que geram desequilíbrio no sistema
2 - Desvantagens fracas e irrelevantes que só servem para aumentar os pontos para comprar vantagens

Essa é a minha opinião pessoal.

Agora, se elas aparecem no manual de regras, a não ser que haja um trecho do texto determinando que seu uso é opcional e condicionado à autorização do narrador, qualquer leitor vai considerá-las de uso obrigatório. Como houve manifestação de membros a favor a inclusão das caracterizações no manual de regras, minha sugestão é de que se inclua tal trecho na tarefa.

#30 Azurius Enviado : 09/08/16 16:41
Duas considerações:

O Consenso deve ser da mesa inteira e não uma imposição do narrador. Afinal rpg é pra divertir, e se a maioria decidiu, porque o narrador não se ajustaria pra fazer a alegria de seus amigos?

E eu sugeri acima que tivesse um trecho falando sobre isso. Tirando o peso da escolha entre usar ou não de um membro e passando para todos.

Pensei nisso, pois seria uma forma democrática de resolver o problema. não concorda?

- Mahatma Gandhi
Usuários visualizando este tópico
Guest
3 Páginas 123>
Ir para o Fórum